segunda-feira, 27 de junho de 2011

GP DA EUROPA

                                                                         Que visual!

Oitavo grande prêmio da temporada, sexta vitória de Sebastian Vettel no ano, 16º triunfo na carreira do alemão, que vai remando tranquilamente rumo ao bi-campeonato.

Particularmente, gosto muito do circuito de Valência.
A transmissão dessa corrida é uma das mais bonitas da temporada.
Algumas tomadas do helicóptero que mostram a bela cidade espanhola, toda “arrumada” para realizar uma corrida de F-1.
Não acho o GP emocionante.
Nem com asas móveis e várias trocas de pneus, o GP da Europa empolgou muito.
A corrida foi regular, para uma temporada “agitada”, com várias provas sensacionais, mesmo que, com dono já garantido.

Destaque para Fernando Alonso, que no sue pás, chegou em segundo lugar.
Alonso não ameaçou a vitória de Vettel, mas colocou Webber no bolso e deixou os demais pilotos comendo poeira.
Felipe Massa foi um deles.

Os 5 primeiros no grid de largada eram: 1 –Vettel; 2 – Webber; 3 – Hamilton; 4 – Alonso; 5 – Massa.  
Luz verde para os pilotos, e o brasileiro, mais uma vez, conseguiu uma espetacular largada, saindo de 5º para 3º.

Mas não durou mais que uma curva. Na tentativa, de forçar uma ultrapassagem em Webber, Massa abriu para Alonso, que conquistou a 3º posição.

Fim de prova para o brasileiro.
Fim de prova?
Sim.

Será que Massa não percebeu que sua briga é contra Alonso?
Que uma vitória para ele é, chegar em 10º, desde que o espanhol termine em 11º.

                                                     Massa tentar ultrapassar Webber. Pra que?

Não interessa para Felipe, fazer uma grande corrida, e as outras 19, chegar atrás de Alonso.
O maior exemplo do que escrevi, é outro piloto brasileiro, Rubens Barrichello.
Será que ele não está cansado de ler e ouvir especulações sobre sua dispensa na Ferrari?
Sua vaga para o ano que vem está ameaçadíssima. O contrato termina no final dessa temporada.

É utopia minha achar que Massa seguraria Alonso.
Que mesmo “fechando a porta” na segunda curva, conseguiria fazer o que Alonso fez, acelerou e colocou vantagem em relação ao 4º colocado.
É isso que esperaria de um piloto TOP.

Sabe quantos segundos Alonso terminou a frente do brasileiro? 41 segundos!
Uma eternidade, convenhamos!?

Li uma entrevista de Nelsinho Piquet na revista da ESPN deste mês.
Questionado o quão bom é Fernando Alonso, ele disse que quando fazia uma volta perfeita, sem erros, estava na média de Alonso.
Acho que a avaliação vale também para Felipe Massa.

Sobre o 2º pit stop, em que Massa perdeu cerca de 5 segundos, isso é balela de narrador que puxa saco de esportista (famoso).

Descontem os 5 segundos perdidos do tempo final de Massa! O que aconteceria?
Ele ultrapassaria Hamilton que terminou 5,6 segundos a frente de Felipe?
D-U-V-I-D-O. Nada mudaria.

Mudando de pato pra ganso. Hamilton teve uma corrida correta.
Talvez essa avaliação seja pouco para o inglês, mas devido aos fatos proporcionados por ele nas últimas corridas, não poderia ter elogio maior.
Não proporcionou nenhum acidente, andou na frente de “Benjamim” Button a corrida inteira, e só não chegou ao pódio porque Alonso não deixou.

Webber foi discreto também. Mesmo com um carro melhor (não tão melhor, a Ferrari melhorou bem nos últimos 3 GPs), não segurou Alonso. Mas isso não é um demérito ao piloto australiano, é apenas um fato que o espanhol está entre os 3 melhores da categoria.

Como escrevi no inicio do post, uma corrida sem muitas emoções, algumas ultrapassagens no pelotão de trás, nenhum abandono, nenhuma grande surpresa.

Se posso destacar outro piloto, ele é Alguersuari.
Correndo em casa, chegou em 8º. O espanhol, largou em 18º e fez apenas 2 pit stops.
A estratégia funcionou para Toro Rosso.

Ficaria satisfeito se no GP Brasil, Massa fosse o segundo e Rubinho o 8º.
Perceba como o Brasil vai mal das pernas na F-1.
Não reclame, isso pode piorar.

Falando nele, Barrichello chegou em 12º, que parece ser o lugar destinado a ele e à Willians este ano.

“Mikael” Schumacher chegou em 17º, devido a uma batida, que ele admitiu a culpa. Seu companheiro, Nico Rosberg, chegou em 7º, provando que a Mercedes é a 4º força, atrás de Red Bull, Mclaren e Ferrari.  

Os 10 primeiros colocados foram:
1 – Vettel; 2 – Alonso; 3 – Webber; 4 – Hamilton; 5 – Massa; 6 – Button; 7 – Rosberg; 8 – Alguersuari; 9 – Sutil; 10 – Heidfeld.

A classificação do campeonato está aqui.
Um “gap” de 77 pontos entre o líder Vettel e os vice-líderes, Button e Webber.
Resta torcer por corridas emocionantes e cheias de ultrapassagens. A briga pelo título está decidida.

Um GP que sempre promete é o de Silverstone na Inglaterra, próxima corrida no calendário (10/07).
Com chuva ficar melhor ainda.

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