segunda-feira, 28 de março de 2011

Brasil 2 X Escócia 0

Amistoso da seleção brasileira, domingão, 10 da manhã, contra a (fraca) Escócia.
Ótima oportunidade para a seleção “fazer as pazes com a vitória” (como diria o outro) e treinar contra um time que joga essencialmente na defesa.
Jogo fácil, a Escócia mal pegou na bola.

Pra mim Mano Menezes acerta e erra na mesma quantidade.

Acerta quando assume que Daniel Alves é o seu titular na lateral direita. Maicon é ótimo, mas teve sua chance com Dunga. Agora (desde essa convocação) será o reserva.
Pelo o que esta jogando (há uns 3 anos), Daniel merece a chance entre os 11.

Acerta em convocar Lúcio, Thiago Silva e David Luis e Luisão. Temos ótimos zagueiros, mesclando experiência e juventude.

Erra feio, em insistir em André Santos. Sei que Marcelo, do Real Madrid, não pôde jogar por contusão, mas André Santos não é jogador de seleção, me desculpe.
Que convoque o Fábio do Manchester United, que tem idade olímpica, ou o Adriano do Barcelona.

Meio campo. Lucas e Ramirez são dois bons volantes, que sabem jogar com a bola nos pés. Não costumam chutar de fora da área, o que é ruim. Elano merece continuar na seleção, mesmo não sendo um jogador que desequilibra. Jadson é mais uma invenção de Mano Menezes. Não tem "futebol" pra jogar pelo Brasil. Vai testar alguém?! Coloca o Lucas do São Paulo, que tem futuro, e pode ser tornar um craque. Colocar um cara meia boca, na seleção brasileira, não da. Que convoque o Julio Baptista de novo então.

Ataque. Neymar é craque. Leandro Damião é bom, tem idade olímpica, mas ainda não pode ser titular da seleção. Jonas é brincadeira de mau gosto. Por que desta vez ele não convocou o Hulk? Com a contusão de Pato e Nilmar, era a chance do jogador do Porto jogar 90 minutos, e mostrar se tem bola ou não para jogar na seleção. Tenho pé atrás com ele, mas devido à péssima safra de atacantes brasileiros, ele merece uma chance, por ser o único atacante brasileiro artilheiro de um campeonato na Europa. O Jonas já mostrou que é um centroavante razoável pra médio.

Aqueles tempos, em que dizíamos, "o Brasil pode montar 3 seleções acima da média" acabaram. A Argentina talvez tenha isso hoje, talvez.
Hoje estamos custando para montar um time TOP. Somos do mesmo nível de outras seleções que, quando perdem um jogador chave, não tem reposição.
Olha o caso da “camisa 10”. Sem P.H. Ganso, quem nós temos? Jadson? Renato Augusto? No ataque temos Neymar e Pato. Fora eles, vamos começar a “pinçar” atacantes.

Se Mano Menezes tem como ponto positivo, a vontade de montar um time que marque bem e também seja ofensivo, como o futebol brasileiro merece, tem como ponto negativo, testar jogadores que não tem condições de vestir à “amarelinha”. Podem ser bons em seus times, mas para a seleção, o critério tem que ser outro.

Fiz uma lista de jogadores, que parece piada terem sido chamados para a seleção pentacampeã mundial, sob o comando de Mano:

Elias, Jadson, Jonas, André, André santos, Mariano, Jefferson, Renato Augusto, Jucilei, Rever, Douglas entre outros.

Se Dunga chamasse um desses jogadores (na verdade convocou o André Santos) seria execrado por convocar jogadores medianos.
Uma Copa América ruim pode fazer Mano Menezes ser alvo de duras críticas, o que não aconteceu até agora, mesmo com duas derrotas seguidas, jogando mal.

Em tempo: Ridícula a manifestação racista da torcida escocesa (que nega) jogando uma banana no campo, no segundo gol brasileiro. A Escócia é a nação mais racista da Grã Bretanha.
A FIFA não faz nada, então isso vai continuar acontecendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário