segunda-feira, 1 de agosto de 2011

De volta a labuta!

Quase um mês fora do ar! Ta bom, né?!
Um dos assuntos pendentes: F-1. Foram 3 GPs, vencidos por 3 pilotos diferentes, e nenhum deles é o Vettel. What?

Não vi o GP da Inglaterra vencido pelo espanhol Fernando Alonso. Não vou comentar nada, mas, a Ferrari ganhar um GP, demonstra que a equipe melhorou bem o carro, mesmo que Alonso faça a diferença.

O outro lado da moeda é que a Red Bull já não tem “aquela” diferença em relação aos rivais.

O GP da Alemanha eu vi. Achei legal.
Talvez tenha sido o GP que ficou mais evidente a aproximação de Mclaren e Ferrari na equipe que “te dá assas”.

Vettel ficou em 4º. Sim, fora do pódio, e atrás de Mark Webber, que terminou foi o 3º, e brigou pela prova com Alonso (2º) e Hamilton, que venceu, conquistando sua segunda vitória na temporada.

E a corrida poderia ter sido pior para o atual campeão.
Na última volta ele estava em quinto, atrás de Massa, e só passou porque a Red Bull (como usual) trabalhou melhor que a Ferrari na troca de pneus.

E ontem (31/07), aconteceu a última corrida antes da parada de férias de meio de ano da F-1. O tradicional GP da Hungria, no circuito de Hungaroring.
Alias, absurda essas férias. Os caras já não param no fim do ano? Só porque é verão na Europa, eles precisam fazer uma pausa na temporada?
Só a F-1, o judiciário e políticos brasileiros têm essa mamata. Que moleza!

O treino classificatório foi o melhor da temporada. Pela primeira vez este ano, tivemos uma briga por posições, que só foram definidas nos últimos segundos do treino.
Vettel superou as Mclarens e largou na frente de Hamilton (2º) e Button (3º).
Alonso foi mal, e ficou em 5º, atrás de Massa.
Webber o pior dentre os pilotos das 3 grandes equipes, conquistou a 6º posição.

A corrida, parece, foi muito emocionante nas primeiras voltas.
Escrevo, “parece”, porque não assisti a primeira meia hora.
Então, só vi, sem entender como isso havia acontecido, Felipe Massa ultrapassando Schumacher, Rosberg, Kobayashi e outros que andavam da 7º posição para trás.
Mesmo sem ver, já tinha certeza que Massa seria ultrapassado por Alonso, mas cair da 4º posição para 9º?!

De qualquer forma o brasileiro fez uma corrida boa (em termos Massa).
Conseguiu ultrapassar o pessoal do pelotão de trás e terminou em 6º, que é o lugar que o pertence.
O pior piloto entre os 6 que correm nas equipes de ponta.

Dos 6 pilotos, 3 são considerados os “número 1” de sua equipe. Alonso, Vettel e Hamilton.
Webber, Button e Massa são os pilotos “número 2”.
Destes, Button é o melhor. E vou além, disparado!
Não precisa nem citar quem acho o pior.

E mais uma vez, o “número 2” da Mclaren, campeão da F-1 em 2009, deu uma aula de competência.
Largou em 3º, dirigiu bem com a pista molhada, semi-molhada e seca.
Fez a escolha certa, em não colocar pneus intermediários, conservou bem o jogo de pneus e teve uma boa “briga” com Hamilton pela primeira colocação durante a corrida.

Lewis só não venceu porque fez uma escolha ruim, colocando pneus intermediários e pagando um drive-thru, porque deu um peão no meio da pista, entre vários carros, depois de rodar, quando era o líder da prova.

Vettel sem dificuldades e, já administrando sua vantagem de pontos, foi o segundo. Não brilhou, mas aumentou sua vantagem em relação ao vice-líder, o insosso Mark Webber, que terminou em 5º.

Os 10 primeiros colocados foram: 1 – Button; 2 – Vettel; 3 – Alonso; 4 – Hamilton; 5 – Webber; 6 – Massa; 7 – Di Resta; 8 – Buemi; 9 – Rosberg; 10 – Alguersuari

Destaque para Buemi. Largou em último e chegou a pontuar.
Levar uma Toro Roso ao 8º lugar, na frente da (fraca) Mercedes de Rosberg, largando lá atrás, com a pista inconstante como estava, é um grande resultado.

A briga está muito boa. Não pelo título, que já tem dono. Com 85 pontos à frente, Vettel está fazendo as contas em qual GP ele garante o bi-campeonato.
O vice-campeonato está em aberto.

Webber, Hamilton, Button e Alonso, estão muito próximos.
Podemos mudar o foco e torcer esse ano, para o vice-campeão.

Claro, Massa está fora dessa briga, com menos da metade dos pontos de Alonso.
Também, o que esperar de um piloto que larga na frente do seu companheiro de equipe e termina 1 minuto atrás?

Confira a tabela de classificação aqui.

A F-1 volta no dia 28/08, para o sempre sensacional GP da Bélgica.
Fica mais uma semana na Europa, para o GP na Itália e depois volta para a Ásia, para 5 GPs.

O derradeiro GP é em Interlagos no dia 27/11.

Para quem gosta da F-1, temos 8 GPs para aproveitar.

                                     Segunda vitória seguida da Mclaren. Tarde demais?

Nenhum comentário:

Postar um comentário